Pesquise assuntos deste blog:

segunda-feira, 11 de junho de 2012

DIA DOS NAMORADOS? SIM. TODOS OS DIAS!!

Queridos e queridas.

O dia 12 de junho é a data em que se comemora o dia dos namorados. Sabemos que tem muito comércio em torno dessa data. Mas, como todo o mundo celebra, não tem como fugir e nem por que, não é verdade?

Só estou chamando a atenção, pois não gosto de banalizar as coisas, entrar "na onda" e esquecer a essência. Acho importante, sim, celebrar a data, contudo, há algo mais importante que toda a ênfase que se dá nesse dia...o mais essencial é a compreensão, o respeito, a amizade, a cumplicidade, a fidelidade e o amor que devem ser demonstrados diariamente.

Quero deixar para os casais apaixonados alguns poemas. Primeiro, é o clássico "AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER" de Camões (Luís Vaz de Camões), poeta português que viveu no Século XVI. Apesar desse soneto ter sido escrito há tanto tempo atrás, ainda carrega a poesia, o ardor do sentimento - o amor -, pois o seu conteúdo é atemporal.

O outro é "SONETO DE FIDELIDADE" de Vinícius de Moraes, poeta, compositor, cantor e diplomata que viveu no Século XX. 

Por fim, como não poderia deixar de ser, quero brindar esse dia com o grande Drummond, também contemporâneo de Vinícius. Deixo o poema "QUERO"em que ele, de forma bem humorada tematiza esse sentimento universal que é o amor entre casais.

Vamos lá?

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?


 SONETO DE FIDELIDADE

De tudo, ao meu amor serei atento                    
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
  
Quero vivê-lo em cada vão momento                                  
E em seu louvor hei de espalhar meu canto                                                    
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa (me) dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
                                                       

                                                                    QUERO

Quero que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo.

Ouvindo-te dizer: Eu te amo,
creio, no momento, que sou amado.
No momento anterior
e no seguinte, 
 

como sabê-lo?
                                                      

                                              Quero que me repitas até a exaustão
                                               que me amas que me amas que me amas.
                                               Do contrário evapora-se a amação
                                               pois ao dizer: Eu te amo,
                                               desmentes
                                               apagas
                                               teu amor por mim.

                        Exijo de ti o perene comunicado.
                        Não exijo senão isto,
                        isto sempre, isto cada vez mais.
                        Quero ser amado por e em tua palavra
                        nem sei de outra maneira a não ser esta
                       de reconhecer o dom amoroso,
a perfeita maneira de saber-se amado:
amor na raiz da palavra
e na sua emissão,
amor
saltando da língua nacional,
amor
feito som
vibração espacial. 

No momento em que não me dizes:
Eu te amo,
inexoravelmente sei
que deixaste de amar-me,
que nunca me amaste antes.
                 

                  Se não me disseres urgente repetido
                  Eu te amoamoamoamoamo,
                  verdade fulminante que acabas de desentranhar,
                  eu me precipito no caos,
                  essa coleção de objetos de não-amor.

 

Cada um dos poetas expressa o seu sentimento, sua forma de amar e de querer ser amado.

E, para terminar, deixo um vídeo da Banda Gospel "QUATRO POR UM", com a música "VAI SER PRA SEMPRE".



Bem, pessoal. Eu só posso desejar que vocês celebrem a data (sempre) e especialmente nesse dia; namorem muuuito; reafirmem o amor de vocês, curtam bastante e... 

Carpe diem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário