Pesquise assuntos deste blog:

quarta-feira, 6 de junho de 2012

DICAS DE PORTUGUÊS

Olá, pessoal! Esses dias dei uma sumida básica, pois a correria estava muita, mas estou aqui de novo; desta feita com algumas dicas do nosso português.

Muitas pessoas me perguntam sobre o emprego das palavras onde e aonde. É uma atrapalhação danada; é uma mistura terrível; a maioria das pessoas não consegue fazer distinção, não consegue empregar corretamente essas palavras.

Tanto ONDE quanto AONDE são advérbios e são empregados para indicar lugares, só que apresentam algumas diferenças.
  Vamos então, a algumas dicas básicas:

1. AONDE só se emprega com verbos que indicam movimento, tais como: ir, chegar, dirigir-se, etc. Isso porque o a, preposição de aonde indica que essa palavra deve ser empregada com os verbos que pedem a preposição e a orações que indicam/sugerem movimento. Ou seja, AONDE é resultado da combinação da preposição a + onde = AONDE
Exemplos: Aonde você vai? (Ir= verbo de movimento).
              Eu vou aonde meu desejo me levar (Ir= verbo de movimento).

2. ONDE é empregado de forma contrária a AONDE, ou seja, com verbos que NÃO indicam movimento e que não pedem a preposição a. ONDE faz referência  a lugar,o lugar em que se está ou em que se passa alguma situação; indica a permanência e é usado quando a ideia de movimento não está presente. Em suma, seu emprego indica o lugar em que ocorre a ação ou o estado verbal.
Exemplos: Onde você passou o feriado? (indica o lugar que remete à ação verbal).
                 Não conheço a cidade onde minha esposa nasceu.(onde= faz alusão a um lugar físico)

OBS.: ONDE somente deve ser empregado para designar locais físicos; não se refere a pessoas.

Eu vejo sempre as pessoas falarem frases do tipo: "Foi um passeio agradável onde todos se divertiram". Nesse caso não se usa nem AONDE nem ONDE e sim EM QUE. Então, a frase ficaria assim: "Foi um passeio agradável em que todos se divertiram". 


Bem, espero que vocês não esqueçam mais:

AONDE - usar com verbos que exigem preposição e indiquem movimento.

ONDE - usar com verbos que façam referência a locais físicos, com verbos estáticos, que não indicam movimento.

Carpe diem!!

Um comentário: