Pesquise assuntos deste blog:

segunda-feira, 21 de julho de 2014

ALUNO DA REDE PÚBLICA É APROVADO EM CINCO UNIVERSIDADES DOS EUA

Leitores.

Mais uma vez estou aqui e desta feita para falar sobre um aluno, o qual eu considero "um prodígio" pelo seu talento, determinação, esforço e dedicação aos estudos.

André Lucas Buriti de Melo

Estou falando do jovem André Lucas Buriti de Melo, de 19 anos, natural do Acre, norte do país. 

André foi aprovado em cinco universidades dos Estados Unidos da América: Brown, Georgetown, Babson, Duke e Yale; essa última, uma das mais prestigiadas instituições de ensino norte-americanas (A 8ª melhor do mundo) foi a opção feita pelo estudante que recebeu bolsa integral. 

Segundo o que André relatou à reportagem do Uol (http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/educacao/2014/07/17/aos-19-anos-jovem-do-acre-passa-em-cinco-universidades-nos-eua.htm), sua vida, a partir do ensino médio, começou a ficar bastante agitada, no sentido de participar de muitos eventos que apareciam, os quais faziam parte ou não do currículo.

Foi quando estava ainda cursando o ensino médio que o estudante acriano teve conhecimento das diversas entidades que auxiliam jovens estudantes que desejam estudar fora do país, a exemplo da Fundação Estudar. Mesmo estudando Direito em Rio Branco, André resolveu tentar outros cursos em outras instituições e, para sua surpresa foi aprovado em cinco das oito universidades, das quais fez tentativas. Ah, o estudante aprendeu inglês sozinho. Autodidata. "É mole ou quer mais"?

Quem dera que muitos jovens estudantes seguissem o exemplo de André Lucas, nos dias atuais. Infelizmente, nós que somos educadores, temos a oportunidade de ver muitos adolescentes e jovens totalmente desestimulados, sem perspectiva e sem determinação pra realizar seus projetos.


Sabemos que muitos são os motivos que contribuem para isso. Falta de investimento em educação, descaso das autoridades, falta de políticas públicas, desigualdades sociais, etc, etc, mas quero destacar aqui o comodismo que faz com que tais jovens não se esforcem como deveriam. Para muitos, o que importa é curtir, é o momento presente, é sexo, pagode/funk e pronto! Por mais conselhos e orientações que recebam, não se dispõem a avançar a fim de atingir seu objetivos, aqueles que os têm, obviamente.

É lamentável vermos tantos jovens escravos das drogas, da prostituição e totalmente alheios ao mundo que os cerca. Muitos não querem se envolver na política do país, não se organizam nas instituições de ensino para exigirem uma educação de qualidade e por aí vai.

Não estou aqui "teorizando", mas falo com propriedade, pois sou professora, trabalho com jovens e adolescentes e faço revisões de trabalhos de nível superior. Muitas são as propostas que me chegam de jovens universitários, em final de curso, os quais me "propõem" pagar para eu produzir uma monografia. Uso o eufemismo "propõem" para não dizer que é um suborno, uma proposta indecente (vixe, falei!).


A inversão dos valores em nossa sociedade é tão paradoxal que muitas vezes penso que sou um "bicho" estranho. As famílias não cumprem sua função, transferem a responsabilidade da educação para a escola e/ou para outrem. Daí, as crianças se tornarem, muitas vezes adultos sem objetivos e sem rumo na vida.

A respeito da participação da família, o jovem estudante André Lucas afirma que sem a participação de sua família, nada do que ele conseguiu teria se concretizado. Filho de pai carpinteiro e mãe servidora pública, André relata que recebeu apoio até mas "metas mais malucas" e que os seus pais "são anjos" em sua vida. De acordo com o relato do estudante, o maior sonho de seus pais é vê-lo formado e numa "profissão honesta".


Oxalá que muitos políticos, empresários e profissionais de diversas áreas pensassem como os pais de André, ao invés de lesar o cidadão, de usurpar seus direitos, procurassem investir em educação de qualidade: primeiro a doméstica, com o estabelecimento de valores sólidos, depois a educação numa instituição de ensino sistematizado, assim, teríamos uma sociedade mais justa e igualitária.

Parabéns a André Lucas Buriti de Melo. Muito sucesso e que todo o conhecimento possa ser compartilhado para que tenhamos seres humanos e profissionais melhores, que contribuam para um mundo melhor.

CARPE DIEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário